

A espasticidade é definida como o aumento da resistência muscular passiva a um estímulo. Do ponto de vista pratico esse fenômeno pode interferir ativamente em atividades de vida diária com piora de qualidade de vida. Os fenômenos espásticos podem causar dor , deformidades, dificuldade de deambulação, dificultar vestimenta e higiene.
Diversas patologias podem causar espasticidade dentre as principais são avc, lesão medular, esclerose múltipla e paralisia cerebral.
A aplicação de toxina botulínica é o tratamento de escolha para tais casos e padrão ouro de tratamento e devido a isso está no rol de cobertura obrigatória pelos convênios da ANS.
Para pacientes que não possuem convênio existe a PORTARIA CONJUNTA SAS/SCTIE Nº 2, DE 29 DE MAIO DE 2017 e procurar redes credenciadas pelo sus para atendimento de suas necessidades.
Assessment: Botulinum neurotoxin for the treatment of movement disorders (an evidence-based review) Report of the Therapeutics and Technology Assessment Subcommittee of the American Academy of Neurology.




