

A Sialorreia é definida como um aumento na produção normal de saliva.
Pode ter causas ditas como primária com causas neurológicas como esclerose lateral amiotrófica , doença de Parkinson ou mesmo paralisia cerebral infantil. Podemos ter causas secundárias a outros fatores como o principal medicamentosa. O uso de medicações como clozapina.
Observamos nos incomodo social da sialorreia com necessidade de uso regular de panos , babadores ou até mesmo fraldas para secar a saliva, potencialmente poderemos mau cheiro e roupas molhadas.
Além do acima exposto temos o risco de broncopneumonia, principalmente nos quadros onde a saliva se acumula mais nas regiões posteriores de boca (sialorreia posterior). Outra situação que pode causar os quadros acima expostos são nas situações neurológicas principalmente onde a produção de saliva é normal porem a coordenação de região não e adequada e ocorre o acúmulo da saliva.
Diversos estudos tem focados na sialorreia e principalmente em 2 grupos de pacientes: os portadores de paralisia cerebral infantil e os portadores de doença de Parkinson. A aplicação de toxina botulínica não consta na bula das toxinas botulínicas comercializadas no Brasil, porem pode ser uma importante ferramenta de auxilio em certos grupos de pacientes. Do ponto de vista cientifico existem diversos estudos que comprovam o beneficio do uso de toxina botulínica para sialorreia, contudo vale ressaltar que são com numero restrito de participantes e com alguns dificuldades de mensuração dos resultados de diminuição na produção de saliva.
