top of page
enxaqueca.jpg
African american businesswoman feeling u

A enxaqueca (também chamada de migrânea) é um distúrbio neurológico que atinge cerca de 11% da população caracterizado por episódios recorrentes de cefaleia, geralmente de intensidade moderada a grave, localização unilateral, caráter pulsátil e agravada por esforço fisico. A enxaqueca é dita como crônica quando a presença de cefaleia com características migranosas em 15 dias ou mais dias ao mês, por pelo menos três meses, levando ao comprometimento de qualidade de vida e a impactos econômicos relevantes para os sistemas de saúde e sociedade. A migrânea crônica ocorre entre 1,4 a 2,2% da população geral.

O tratamento com toxina botulínica já se comprova eficaz na diminuição de dias de dor e diminuição na intensidade de dor a mais de 10 anos com comprovação cientifica em estudos clínicos e randomizados com mais de 2000 pessoas nesses trabalhos (PREEMPT 1 E 2). Diversos trabalhos se seguiram mostrando eficiência inclusive em estudos head to head (comparação direta com outro tratamento).
 

O tratamento com toxina botulínica nesses casos é eficaz , está presente na bula da medicação , porém é um tratamento provisório com duração média de 3 meses e seguindo o protocolo padrão deve ser aplicado no mínimo por 5 vezes para tentar parar o tratamento. A aplicação de toxina botulínica para enxaqueca não está no rol de obrigatoriedades de cobertura pelos convênios médicos.geral.

© KMW Saúde - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Bruna Fonseca

bottom of page