
O hemiespasmo é um distúrbio de movimento, localizado na região de face. Apresenta a incidência de 14,3 casos em 100.000, porém apesar de sua incidência semelhante a de esclerose múltipla no Brasil e muito mais desconhecida. Passando como um tique ou problema emocional apenas.
Apresenta diversas causas e como atinge os músculos da face pode ter uma grande variedade de padrões, porém com a característica de atingir mais uma metade da face (sintoma predominantemente unilateral 98% dos casos).
Estímulos exteroceptivos como luz intensa e até mesmo o estresse psicológico, podem desencadear ou intensificar as contrações musculares. A remissão dos sintomas é rara e das causas possíveis temos patologias que atingem o 7 nervo craniano do lado afetado (tumor, doenças desmielizantes, doenças cerebrovasculares, mal formações vasculares, traumas e infecções).
A aplicação de toxina botulínica é o tratamento de escolha para tais casos e padrão ouro de tratamento e devido a isso está no rol de cobertura obrigatória pelos convênios da ANS.
Para pacientes que não possuem convênio existe a PORTARIA CONJUNTA SAS/SCTIE Nº 1, DE 29 DE MAIO DE 2017 e procurar redes credenciadas pelo sus para atendimento de suas necessidades.
C Rosenstengel, M Matthes, J Baldauf, S Fleck, and H. Schroeder. Hemifacial Spasm Conservative and Surgical Treatment Options.
